segunda-feira, 25 de abril de 2011

A LEITURA DO MUNDO PRECEDE A LEITURA DA PALAVRA

Por Natanael Lima Jr*

Resenha crítica baseada na obra de Paulo Freire, “A Importância do Ato de Ler: em três artigos que se completam.”
           A obra traça um painel onde demonstra que a prática da leitura do mundo e da palavra estimula o leitor a pensar e refletir a realidade nua e crua a sua volta. São três artigos que se completam: a importância do ato de ler; alfabetização de adultos e bibliotecas populares: uma introdução; o povo diz a sua palavra ou a alfabetização em São Tomé e Príncipe.
No primeiro artigo o autor mostra que a leitura do mundo precede a leitura da palavra e propõe um novo modelo de alfabetização alicerçado nas palavras que expressam os diversos saberes oriundos do conhecimento adquirido ao longo da vida.
No segundo artigo, o autor trata da alfabetização de adultos e de bibliotecas populares, conjugando os referidos assuntos a importância da prática da leitura e sua compreensão da realidade. Afirma o autor que não há como negar a natureza política do processo educativo e nem o caráter educativo do ato político, fazer política é também um ato educativo.
No último artigo, o autor relata sua experiência na área da alfabetização de adultos na República Democrática de São Tomé e Príncipe. Descreve seu esforço em implantar um modelo de alfabetização politizado a serviço da reconstrução do país.
A prática da leitura não corresponde apenas a uma simples decodificação de símbolos, mas significa, de fato, interpretar e compreender o que se lê. A leitura precisa permitir que o leitor apreenda o sentido de texto, não podendo transformar-se em uma simples decodificação de signos linguísticos sem a compreensão semântica dos mesmos. Portanto, ressaltamos a necessidade do conhecimento prévio de mundo para compreensão da leitura, o qual pode inferir o caráter subjetivo que essa atividade assume.
Segundo o escritor Leonardo Boff, cada pessoa lê com os olhos que tem e interpreta onde os pés pisam. Para compreender o que alguém lê, é necessário saber como são seus olhos e qual é a sua visão de mundo. Isso faz da leitura sempre uma reeleitura.
A obra resenhada leva-nos a compreensão da prática democrática e crítica da leitura de mundo e da palavra, mostra-nos que a leitura não deve ser memorizada como um ato mecânico qualquer, ela deve ser desafiadora e que nos ajude a refletir e analisar a realidade que nos cerca.
Dessa forma, consideramos de fundamental importância a leitura da obra, no sentido de podermos rever nossa prática da leitura de mundo e começarmos a avaliar que, a importância do ato de ler, não está na compreensão equivocada de que ler é apenas devorar livros, sem realmente serem lidos e compreendidos. Trata-se, sem dúvida, de uma obra exemplar e esclarecedora sobre a importância da leitura para a conquista da autonomia e da liberdade em todos os sentidos e, principalmente, para a formação de cidadãos críticos e conscientes.
*Natanael Lima Jr professor, poeta, membro da Academia Cabense de Letras e da    Academia de Estudos Literários e Linguísticos de Anápolis – GO. Atualmente é Assessor de Relações Públicas da Prefeitura do Jaboatão dos Guararapes – PE.

  natanaeljr12@hotmail.com  15 de abril de 2011

Nenhum comentário:

Postar um comentário