CABO

Cabo de Santo Agostinho é o principal município industrial do Estado de Pernambuco, onde destaca um dos mais importantes complexos portuários e industriais do Brasil, o Porto de Suape. Localiza-se ao sul do Recife, entre os municípios de Jaboatão dos Guararapes a norte e Ipojuca ao sul. Possui um patrimônio histórico de grande valor, cheio de igrejas e fortificações entre outras construções, além de possuir excelentes praias situadas nas proximidades do Cabo de Santo Agostinho, ideais para o banho e a prática de todos os tipos de esportes náuticos, com águas tépidas e cristalinas, vegetação atlântica e piscinas naturais.


HISTORIA
No começo o Cabo de Santo Agostinho foi habitado pela tribo de índios Caetés que dedicavam-se a pesca e a agricultura, especialmente a cana-de-açúcar.

O Cabo de Santo Agostinho foi o primeiro lugar do Brasil pisado pelos europeus, o navegador espanhol Vicente Yánez Pinzón atracou seus cabos na bahía no dia 26 de janeiro de 1500 e e batizou o local como Cabo da Santa Maria da Consolação. No ano 1501 foi invadida pelos portugueses, o rei de Portugal enviou várias tropas para o reconhecimento das novas terras e a partir deste momento foi rebatizada como Cabo de Santo Agostinho.

No século XVII foi um momento de expansão para a cidade, se construíram numerosos monumentos e fortalezas ao longo de todo o seu litoral para se protegerem dos holandeses, que também invadiram estas terras.

Nos princípios do século XIX, ano de 1811, foi declarada Vila, conhecendo-se popularmente como Vila do Cabo. Anos mais tarde, em 1877, foi elevada a categoria de cidade e em 1893 constituiu-se como município independente.

Hoje em dia o município de Cabo de Santo Agostinho é considerado o maior núcleo industrial do Estado de Pernambuco, o Porto de Suape favoreceu a construção de um parque industrial nas suas proximidades, considerado um dos complexos industriais e portuários mais importantes do Brasil.

Além da indústria, que gera numerosos postos de trabalho, outro de seus setores de grande porte é o turismo, que encontra na sua boa infra-estrutura hoteleira, seu excelente clima, gastronomia e suas magníficas praias paradisíacas repletas de coqueiros e águas tranquilas ideais para o banho, o lugar perfeito para descansar.

PASSEIO TURISTICO
Prefeitura Municipal - Cabo de Santo Agostinho - A Administração Municipal de Cabo de Santo Agostinho situa-se na Praça Ministro André Cavalcanti.
Igreja Matriz de Santo Antônio - Cabo de Santo Agostinho - A Igreja Matriz da Santo Agostinho está situada no centro da cidade. Foi construída no século XVII, sobre os restos de uma antiga capela conhecida como Capela de Santo Antônio, foi ampliada no final deste século e posteriormente no ano de 1914. Merece especial destaque seu belo altar em estilo barroco.


Engenho Massangana - Cabo de Santo Agostinho - O Engenho Massangana é um conjunto arquitetônico construído no século XIX e está formado pela Casa Grande, a Igreja e as dependências dos hóspedes. Foi o lugar onde viveu durante uma década Joaquim Nabuco, grande impulsor da luta contra a escravidão no Brasil. Está localizado no centro da cidade e conserva-se em excelente estado. Atualmente é administrado pela Fundação Joaquim Nabuco e é um dos centros culturais mais importantes da cidade.
Porto Suape - Cabo de Santo Agostinho - Porto Suape é um dos complexos industriais e portuários mais importantes do Brasil, junto com os portos de Recife e Petrolina. Foi inaugurado nos anos 70 do século XX e suas instalações estão localizadas em Cabode Santo Agostinho, a 40 km de Recife. Graças a sua excelente infra-estrutura, é o ponto de confluência das principais rotas comerciais que comunicam a costa do Brasil com os demais continentes.
Forte Castelo do Mar - Cabo de Santo Agostinho - O Forte Castelo do Mar, conhecido como Forte de Nazaré, situa-se em uma das extremidades de Cabo de Santo Agostinho. Foi construído pelos lusos brasileiros no ano de 1631 para a proteção do porto e de seus habitantes, e durante a ocupação dos holandeses foi conhecido como Water Kastell. Nas suas proximidades encontra-se as ruínas do Velho Quartel, pequena fortaleza que servia de apoio ao forte.
Ruínas do Velho Quartel - Cabo de Santo Agostinho - O Velho Quartel é uma pequena fortaleza militar construída para dar apoio e proteger o Forte do Castelo do Mar. Foi construído a uma altura superior ao do forte e desde ali se pode comtemplar umas excelentes vistas panorâmicas da fortaleza, do porto e das suas belas praias. Atualmente encontra-se em estado de ruínas.
Suspiro da Baleia - Cabo de Santo Agostinho - Suspiros de Baleias é uma atração natural localizada nas imediações do Forte Castelo do Mar. As margens do mar existe uma pequena gruta natural que quando bate as ondas surge de dentro das rochas um extraordinário jato de água que parece um suspiro de baleia, daí vem o seu nome.
Bateria de São Jorge - Cabo de Santo Agostinho - A Bateria de São Jorge é uma edificação militar construída pelos portugueses no século XVII. Localiza-se nas imediações de Cabo de Santo Agostinho.
Forte Pontal de Suape - Cabo de Santo Agostinho - O Forte Pontal de Suape, localizado na praia de suape, foi construído no século XVII para a defesa de toda a zona. Atualmente está em ruínas.
Vila de Nazaré - Nazaré - A Vila de Nazaré é uma vila colonial do século XVI, origem da História do Brasil e palco de numerosas batalhas entre índios Caetés, portugueses, luso brasileiros e holandeses. Localizada nas imediações de Cabo de Santo Agostinho.
Igreja de Nossa Senhora de Nazaré - Nazaré - A Igreja de Nossa Senhora de Nazaré situada na Vila de Nazaré, ponto mais alto de Cabo de Santo Agostinho, no interior do Parque Metropolitano Armando de Holanda Cavalcanti, Sítio Histórico. Foi construída pelos portugueses no século XVI e reconstruída em várias ocasiões no decorrer da sua história. É um monumento de estrutura retangular com uma só cúpula, coro, capela-mor e uma galeria lateral até a sacristia.
Convento Carmelita - Nazaré - O Convento Carmelita está situado na Vila de Nazaré. Foi construído pelos portugueses entre o final do século XVII e princípios do século XVIII.
Bateria de Calhetas Bateria de Calhetas, é uma pequena fortaleza militar construída pelos portugueses no século XVII para a proteção contra as invasões holandesas. Está localizado na praia que leva o mesmo nome. Atualmente está em ruínas.
Forte São Francisco Xavier O Forte São francisco Xavier está situado na Praia de Gaibu e foi construído pelos portugueses no século XVII. Destacam as ruínas do casario que servia de apoio ao forte.
Capela de São Gonçalo do Amarante A Capela de São Gonçalo do Amarante, foi construída no século XVII, está localizada no interior da Mata Atlântica e nas imediações da Praia de Itapuama.
Igreja de São José do Paiva A Igreja de São José do Paiva é um pequeno santuário situado em um marco incomparável às margens da praia do Paiva, rodeada de coqueiros e mata atlântica. Foi construída no século XVII.
Morro Melo Morro Melo é uma grande rocha escarpada com elevada altura situada em um dos lados da Praia do Paiva. A escalada ao seu pico é um dos esportes que pode-se praticar em nossa visita a praia, só é feita por escaladores especializados. São famosas as vistas panorâmicas de 360º que obtêm-se do Camaçari e do Oceano Atlântico.
Banho na Lama O Banho na Lama é uma das atrações turísticas mais visitadas que podemos encontrar nas praias de Itapuma e Paiva. As areias dos lagos estão composta basicamente por caulim, uma argila branca pura utilizada para a fabricação de porcelana e papel, que segundo os entendidos é medicinal. É uma atração indispensável para toda aquela pessoa que visite o município.
Lagoa do Zumbi A Lagoa do Zumbi está localizada no interior da extensa Mata Atlântica do Zumbi, declarada Reserva Natural. De grande importância para os amantes da natureza pelo seu grande valor.
Rio Massangana O Rio Massangana divide os municípios de Cabo de Santo Agostinho e Ipojuca. No seu interior, cheio de manguezais, destacam as Ilhas de Tatuoca.
Rio Jaboatão O Rio Jaboatão desemboca na divisa dos municípios de Jaboatão dos Guararapes e Cabo de Santo Agostinho.



PRAIAS
Praias O litoral do município de Cabo de Santo Agostinho estende-se por vários quilômetros, desde a Praia do Paiva até a Praia de Suape, ao sul de Cabo de Santo Agostinho. São praias paradisíacas, de areia fina e brancas, águas cristalinas e tranquilas ideais para o banho e os esportes náuticos.
Praia do Paiva Praia situada entre o Rio Jaboatão e Praia de Itapuma, rodeada de coqueiros e com águas tranquilas. Nas suas imediações podemos desfrutar dos conhecidos 'Banhos na Lama' e em alto mar formam-se as piscinas naturais nas marés baixas. É o lugar onde realiza-se a Festa da Lavadeira, uma das maiores manifestações culturais que desenvolve-se em toda a região.
Praia de Itapuama Praia bonita e extensa rodeada de coqueiros com ondas fortes, ideais para os amantes do surf e da pesca. Conta com areia fina, piscinas naturais de formação vulcânica nas pedras e banhos na lama.
Pedra do Xaréu Praia pequena com areia fina, rochas, águas tranquilas e cristalinas de excelente temperatura. Nas marés baixas formam-se as piscinas naturais de origem vulcânica entre as rochas. No passeio pelo seu calçadão destacamos os bares e os quiosques donde podemos refrescar-nos.
Enseada dos Corais (do Boto) A Praia Enseada dos Corais, conhecida antigamente como Praia do Boto, é uma praia encantadora com areia fina e águas tranquilas, famosa pelos recifes de corais situados na beira da costa, onde nas marés baixas formam-se as maravilhosas piscinas naturais.
Praia de Gaibu A Praia de Gaibu é a principal do município de Cabo de Santo Agostinho, situada na continuação da Enseada dos Corais, a mais visitada pelos turistas e os habitantes da zona. É uma das praias mais animadas do sul de Pernambuco, conhecida pela sua noite, cheia de bares e restaurantes onde podemos apreciar a maravilhosa gastronomia da zona, típica pelos produtos do mar.
Praia de Calhetas Praia pequena é considerada uma das mais belas do Brasil, com uma baía cercada de recifes, cheias de coqueiros e com o mar tranquilo e cristalino, ideal para os amantes do mergulho e a pesca submarina.
Cabo de Santo Agostinho Não é uma praia, são os penhascos que formam o Cabo que dá nome ao acidente geográfico mais antigo do Brasil, entre a Praia de Calhetas e a Praia do Paraíso. Suas imediações são espetaculares mirantes naturais, onde destacam as maravilhosas vistas de toda a zona que alcançam em dias claros a cidade de Recife.
Praia do Paraíso A Praia do Paraíso, conhecida antigamente como a Praia de Preguiça, é a praia de menor extensão do Estado de Pernambuco. Quase sem areias, perto de rochas e recifes.
Praia de Suape Praia situada nas proximidades do Porto de Suape, entre a praia do Paraíso e o Rio Massangana, lugar onde ocorreram numerosas batalhas na época da colonização do Brasil. Repleta de coqueiros, águas tranquilas de pouca profundidade protegidas pelos recifes de corais, ideais para o banho e a prática de esportes náuticos. Nas suas imediações destacam as ruínas do Forte de Suape, somente visível nas marés baixas.