ACL

                                                      MEMBROS DA ACADEMIA CABENSE DE LETRAS


A ACL é formada por médicos, jornalistas, pedagogos e teatrólogos que são em sua maioria poetas e escritores que vêm contando a história e o cotidiano da cidade e do povo do Cabo de Santo Agostinho, alguns já há mais de duas décadas.

Fundada no dia 7 de maio de 2010, a ACL tem como patrona a poetisa cabense Celina de Holanda. Funcionando inicialmente com 15 membros efetivos que foram convidados pelos fundadores levando-se em consideração a importância de suas obras e o envolvimento com a literatura. Suas reuniões ocorreram inicialmente na Loja Maçônica Alvorada da Paz nº10, nesta cidade. Recentemente foi laureada pela prefeitura do Cabo de Santo Agostinho, através do prefeito Lula Cabral, com o prédio da antiga escola Pio Xll, próximo a Praça Poeta Théo Silva, o qual passará por reformas até acomodar definitivamente os trabalhos da ACL.
 



São fundadores Antonino Oliveira Júnior, Ivan Marinho, Douglas Menezes, Jairo Lima, Frederico Menezes, João Sávio Sampaio Saraiva, Erivaldo Alves, Natanael de Lima Júnior e Nelino Azevedo o quel foi eleito presidente.


Os maiores desafios da ACL têm a ver com o resgate da cultura e das tradições mais originais do município, na opinião do presidente Nelino Azevedo.

“A Academia não será, com certeza, um grupo de escritores velhos que se encontrarão para confraternização em fim de tarde, mas, um organismo vivo, pulsante, com capacidade de fomentar as discussões e as ações que ajudem a cidade a sair da depressão cultural em que se encontra”, pregou Antonino Júnior, um dos principais articuladores do novo espaço cultural.




Número Cadeira
Acadêmico
Patrono (a)
01
Nelino José Azevedo de Mendonça
Joaquim Nabuco
02
Ivan Marinho de Barros Filho
Alberto da Cunha Melo
03
Mário Hélio Gomes de Lima
Daury da Silveira
04
Erivaldo José Alves
Natanael Medrado
05
Antonino José de Oliveira Júnior
Otávio Lins
06
Milton Lins
Gabriel Dourado
07
Jairo Barbosa de Lima
Antonino José de Oliveira
08
Natanael José de Lima Júnior
Paulo Alexandre
09
João Sávio Sampaio Saraiva
Luiz Alves Lacerda
10
Teresa Helena Soares da Silva
Théo Silva
11
Douglas Menezes de Oliveira
José Plech Fernandes
12
Vera Lúcia Maria da Rocha
Natanael Lima
13
José Ambrósio dos Santos
Israel Felipe
14
Luiz de Lima Navarro
Carmencita Ramos
15
Frederico Menezes de Oliveira
Alfredo Miguel

                                               Patrona da ACL Celina de Holanda