quarta-feira, 13 de outubro de 2010

"SEXTA DE LETRAS" divulga a obra desconhecida do poeta Paulo Cultura

                                                                 Por Tereza Soares

O projeto Sexta de Letras promovido pela Academia Cabense de Letras (ACL), terá como palestrante, no próximo dia 05 de novembro, sexta-feira, o poeta Natanael Lima. Ele abordará ‘A Vida e a Produção Poéticas do Poeta Paulo Alexandre Silva’, conhecido no meio cultural como Paulo Cultura (in memorian). O escritor cabense também recitará poesias inéditas de Paulo Cultura, divulgando a obra desconhecida do poeta, que integra o patrimônio imaterial da poesia do Cabo de Santo Agostinho. O evento acontece a partir das 19h na Casa Legislativa.

O projeto Sexta de Letras tem o objetivo de proporcionar encontros abertos ao público com membros da Academia, que expõem sobre obras de seus patronos ou temas de relevância literária. A entrada é gratuita e os acadêmicos estarão à disposição para divulgar suas obras. “Assim como Paulo Cultura, outros poetas de valor literário são desconhecidos no Município, por falta de uma política de incentivo e fomento à Cultura local”, denuncia Natanael Lima.

“A Academia Cabense de Letras se prepara para mais um passo em direção à Cidadania Cultural na Câmara de Vereadores. O espaço político da Casa Vicente Mendes será transformado em momentos de interatividade literária com estudantes e a população em geral”, comenta o Presidente da Academia, Nelino Azevedo, explicando que o Projeto Sexta de Letras foi pensado para promover e elevar o debate cultural na cidade.

Cada reunião do Projeto Sexta de Letras terá um tema específico, podendo ser um autor ou uma obra, que será apresentado por um dos membros, seguindo-se o debate com a intervenção dos demais acadêmicos. Até agora, já tiveram suas performances no ‘Sexta de Letras’ os acadêmicos Nelino Azevedo, que versou sobre a obra do escritor Paulo Freire, Douglas Menezes, que proferiu palestra sobre o escritor Graciliano Ramos e o escritor espírita Frederico Menezes, que falou sobre Josué de Castro e a Geografia da Fome.

Teresa Helena Soares da Silva ocupa a cadeira nº 10 da Academia Cabense de Letras que tem como patrono o poeta Théo Silva.



Nenhum comentário:

Postar um comentário