quinta-feira, 30 de setembro de 2010

A FOME NO MUNDO

“Mas não é agindo apenas sobre o corpo dos indivíduos, degradando-lhes o tamanho, mirrando-lhes as carnes, roendo-lhes as vísceras e abrindo-lhes chagas e buracos na pele, que a fome aniquila o homem. É também atuando sobre seu espírito, sobre sua estrutura mental, sobre sua conduta social.

No estudo da influência da fome sobre o comportamento humano devemos considerar, em separado, a eventualidade da fome aguda das épocas de calamidades e a da fome crônica, latente ou específica.

Nenhuma calamidade é capaz de desagregar, tão profundamente e num sentido tão nocivo, a personalidade humana como a fome, quando atinge os limites da verdadeira inanição. Fustigado pela necessidade imperiosa de comer o homem esfomeado pode exibir a mais desconcertante conduta mental. Seu comportamento transforma-se como o de qualquer outro animal submetido aos efeitos torturantes da fome(...). - 1957".  Josué de Castro
 

Um comentário:

  1. Excelente!
    A fome é mais que um mal absolutamente injustificável; é um CRIME pelo qual todos temos nossa parcela de dolosa culpa !

    Josué fala muito bem acerca da fome, exatamente porque viu de perto, desde muito cedo... É um ícone brasileiro que muito nos orgulha, e que precisa de fato ser mais divulgado, João Sávio. Parabéns!

    ResponderExcluir