quarta-feira, 9 de junho de 2010

A PLENITUDE APÓS OS 50 ANOS


Após completarem 50 anos de idade, as pessoas se tornam mais felizes, menos estressadas e passam a se sentir melhor. Isso é o que sugere um estudo americano publicado esta semana no Proceedings of the National Academy of Sciences. Avaliando os dados de mais de 340 mil pessoas entrevistadas por telefone, especialistas da Universidade Stony Brook descobriram que a sensação de bem estar melhora quando as pessoas passam pela meia idade.

De acordo com os autores, emoções como a raiva, a preocupação, o estresse e a tristeza variam por idade de forma similar entre homens e mulheres, embora elas sejam mais vulneráveis a esses sentimentos do que eles. O estudo mostrou que essas emoções declinam após o início dos 20 anos, mas as pessoas com mais de 50 é que demonstram menos estresse e mais bem estar, independentemente de fatores como ter filhos pequenos, estar desempregado ou ser solteiro.

Os especialistas explicam que o fato de as pessoas mais velhas se sentirem mais felizes e relatarem maior bem estar pode ser explicado pela experiência: “com a idade, aumenta a sabedoria e a inteligência emocional”. Além disso, segundo os autores, os mais velhos “se recordam menos de memórias negativas do que os adultos jovens”, fazendo com que seja mais fácil controlar seus sentimentos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário