quarta-feira, 7 de abril de 2010

PARTE, E TU VERÁS

Parte, e tu verás Como as coisas que eram, não são mais E o amor dos que te esperam Parece ter ficado para trás E tudo o que te deram Se desfaz. Parte, e tu verás Como se quedam mudos os que ficam Como se petrificam Os adeuses que ficaram a te acenar no cais E como momentos que passaram apenas Parecem tempos imemoriais. Parte, e tu verás Como o que era real, resta impreciso Como é preciso ir por onde vais Com razão, sem razão, como é preciso Que andes por onde estás. Parte, e tu verás Como insensivelmente esquecerás Como a matéria de que é feito o tempo Se esgarça, se dilui, se liquefaz E qualquer novo sentimento Te compraz. Repara como um novo sofrimento Te dá paz Repara como vem o esquecimento E como o justificas E como mentes insensivelmente Porque és, porque estás. Ah, eterno limite do presente Ah, corpo, cárcere, onde faz O amor que parte e sente Saudade, e tenta, mas Para viver, subitamente, mente Que já não sabe mais Vida, o presente; morte, o ausente - Parte, e tu verás... (Vinicius de Moraes)

3 comentários:

  1. Oi João, muito obrigada pela visita e pelas palavras. É um grande prazer receber pessoas sensíveis como você lá no meu cantinho.

    Tenho um pouco de dificuldade de visitar todos que gostaria, e estou te seguindo para não perder de vista.

    Um grande abraço
    Gi

    ResponderExcluir
  2. João,

    Este é um dos Poemas mais lindos de Vinícius...todos são obras maravilhosas, mas este é um clássico, eterno!

    Parabéns pela postagem, demonstra muita sensibilidade...lindo o saeu Blog...grata por sua visita!!

    Grande beijo,

    Reggina Moon Poesias

    ResponderExcluir
  3. Caro João Sávio
    Finalmente consegui entrar no seu blog. E fui logo recebida com este peoma belíssimo do saudoso Vinícius que tants vezes vi por este meu país e de que guardo tanta poesia quer escrita, quer dita, quer cantada. Apercebi-me que é brasileiro e creio que do cabo de S. Agostinho. Isso é Pernambuco! Bateu-me uma saudade das minhas estadias na Boa Viagem, do meu voo de ultra-leve sobre Maria Farinha,dos banhos em Coroa de avião,da maravilha de Olinda e das minhas inolvidáveis férias em Porto de Galinhas. Vou deixar-lhe aqui meu email (imlb42@gmail)para ficrmos mais próximos. Obrigada por ter aparecido neste blog

    ResponderExcluir