terça-feira, 24 de novembro de 2009

A TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO

O professor Bernard Charlot, emérito de Ciências da Educação da Universidade de Paris, emitiu alguns conceitos sobre a "Transmissão do Conhecimento", técnicas que poucos mestres utilizam. • "Toda e qualquer transmissão do conhecimento deve ser feita em resposta a uma questão". • "O professor deve sempre provocar, colocar a questão antes da transmissão do conhecimento para que o aluno grave realmente a resposta, caso contrário, vai esquecê-la rapidamente logo após recebê-la". • "O papel do mestre, aquele encarregado de transmitir o conhecimento, não é apenas levar respostas, o papel do mestre é fazer nascerem novas perguntas, novos questionamentos e assim dar sentido ao conhecimento". • "Se o aluno não tiver uma pergunta antes da transmissão do conhecimento, não ocorrerá transmissão do conhecimento e sim constará de uma informação que o aluno facilmente esquece logo após recebê-la". É a razão da necessidade em defender a promoção de debates nas lojas maçônicas, sejam filosóficas ou simbólicas. O ir e vir dos pensamentos inibe o aparecimento daqueles que, calados, atrofiam os seus mecanismos de manobrar os pensamentos, e que, quando chega o momento de fazer uma peça de arquitetura, é aquela correria aos livros e Internet; isto quando não ocorrem inúmeros "copiar" e "colar". "Conhecimento" = "comum" + "cimento" Conhecimento é aquilo que um grupo detém de informação de forma compartilhada, unida por um cimento, que é o objetivo comum, a fraterna convivência, a cola que gruda a informação em cada mente. Cada cabeça armazena a informação de forma diferente, daí o conhecimento só obter valor quando compartilhado. Conhecimento guardado para si não é conhecimento, é egoísmo e não produz nada para si ou a coletividade. Daí a necessidade de promover debates. Ouvir um bom orador é atividade passiva, cujo conteúdo é fácil de esquecer, isto quando não acontece dos ouvintes caírem no sono após uns dez minutos. É só pela participação de todos numa discussão que ocorre a ação do cimento que gruda a informação na mente dos participantes.

Nenhum comentário:

Postar um comentário