sexta-feira, 20 de novembro de 2009

FRAGMENTOS DE CLARICE LISPECTOR

"Quando fujo de mim, eu me encontro e percebo que de alguma forma estava lá o tempo todo, contando comigo. Às vezes disfarçada a temer meu próprio ímpeto, às vezes frágil, chorando atrás da porta. O que importa, aliás, é que eu sempre volto pra mim! E cada reencontro é esplendoroso e cheio de novas descobertas, de aprendizados eternos, é, porém, um encontro finito. Acaba justamente numa nova necessidade súbita de fugir de mim mesma. E fujo para outros braços, outras palavras e outras carícias que não as minhas. E às vezes me engano a achar que encontrei um amor como o meu, outras, percebo que ninguém é capaz de me amar tanto. Cada ciclo se fecha assim, com uma volta ao meu coração." Quer saber o que eu penso? Você agüentaria conhecer minha verdade? Pois tome. Prove. Sinta. Eu tenho preguiça de quem não comete erros. Tenho profundo sono de quem prefere o morno. Eu gosto do risco. Dos que arriscam. Tenho admiração nata por quem segue o coração. Eu acredito nas pessoas livres. Liberdade de ser. Coragem boa de se mostrar. Dar a cara a tapa! Ser louca, estranha, chata! Eu sou assim. Tenho um milhão de defeitos. Sou volúvel. Tenho uma tpm horrível. Sou viciada em gente. Adoro ficar sozinha. Mas eu vivo para sentir. Por isso, eu te peço. Me provoque. Me beije a boca. Me desafie. Me tire do sério. Me tire do tédio. Vire meu mundo do avesso! Mas, pelo amor de Deus, me faça sentir... Um beliscãozinho que for, me dê. Eu quero rir até a barriga doer. Chorar e ficar com cara de sapo. Este é o meu alimento: palavras para uma alma com fome. Não se acostume com o que não o faz feliz, revolte-se quando julgar necessário. Alague seu coração de esperanças, mas não deixe que ele se afogue nelas. Se achar que precisa voltar, volte! Se perceber que precisa seguir, siga! Se estiver tudo errado, comece novamente. Se estiver tudo certo, continue. Se sentir saudades, mate-a. Se perder um amor, não se perca! Se o achar, segure-o! "tudo, nada tudo é tudo, isso me deixar triste, porque tudo o que eu quero não posso ter, agora se tudo fosse nada e nada tudo eu seria mais feliz, porque tudo que eu quero seria nada e nada seria tudo e isso é bom, mas como tudo é tudo e nada é nada eu contínuo sendo a mesma pessoa, vivendo de uma presságio." "Minha alma tem o peso da luz. Tem o peso da música. Tem o peso da palavra nunca dita, prestes quem sabe a ser dita. Tem o peso de uma lembrança. Tem o peso de uma saudade. Tem o peso de um olhar. Pesa como pesa uma ausência. E a lágrima que não se chorou. Tem o imaterial peso da solidão no meio de outros."

Nenhum comentário:

Postar um comentário