segunda-feira, 23 de julho de 2012

ACADEMIA CABENSE DE LETRAS DARÁ POSSE A QUATRO NOVOS MEMBROS NA CÂMARA MUNICIPAL

Por Tereza Soares     
Especial para o Jornal da Calheta
A Academia Cabense de Letras (ACL) dará posse no próximo dia 27 de julho, aos quatro novos membros indicados pelos atuais 15 integrantes da entidade. A solenidade acontecerá na Câmara Municipal do Cabo de Santo Agostinho, a partir das 19h, com apresentação cultural e entrega oficial dos diplomas.

Os novos acadêmicos são o compositor e músico, Domingos Sávio; o poeta e advogado Paulo Alexandre Caminha; o poeta e professor Carlos Silvino e também professor e poeta, Eugênio Paceli. Os novos membros ocuparão as cadeiras, da 16 a 19, ficando a critério deles a escolha de seus patronos. Entre os nomes para patronos indicados pela ACL estão Maestro Miro de Oliveira, John Philip, Júlio Pires, Naziazeno Noya, Manezinho Araújo e Agrício Braz.

Na visão do presidente da entidade, Nelino Azevedo, um dos papéis da ACL é contribuir para a preservação da memória literária e artística da cidade. Segundo ele, “isso implica não só em pensar nos autores do passado, mas também no reconhecimento dos valores atuais que estão recriando a história e a própria cidade”.

Nelino Azevedo lembra que nesses anos de atuação, a entidade deu passos importantes pela valorização literária, a exemplo da realização do Projeto Sexta de Letras, participação da VII Bienal do Livro, lançamento do fanzine literário ‘Café com Letras’, além de ter conseguido uma sede para funcionamento, que está em reforma.

A ACL é formada por poetas, médicos, jornalistas, pedagogos e teatrólogos com cerca de 20 anos de atuação e contribuições na formação do pensamento, ideário cultural e educacional do Cabo de Santo Agostinho. A entidade foi fundada no dia 7 de maio de 2009 e tem como patrona a poetisa cabense Celina de Holanda. Os atuais 15 membros efetivos são: Antonino Oliveira Júnior, Ivan Marinho, Douglas Menezes, Jairo Lima, Frederico Menezes, João Sávio Saraiva, Erivaldo Alves, Natanael de Lima Júnior, Tereza Soares, Vera Rocha, Mário Hélio, Luiz Navarro, Milton Lins, José Ambrósio e Nelino Azevedo, presidente reeleito.

Tereza Soares   é da Academia Cabense de letras

Nenhum comentário:

Postar um comentário