quarta-feira, 16 de maio de 2012

AS CINCO VIAS DE SANTO TOMÁS DE AQUINO


As cinco vias são os modos de demonstração da existência de Deus formuladas por Santo Tomás de Aquino na sua maior obra: Suma Teológica.

1ª via - Primeiro Motor Imóvel:
O movimento que existe no mundo foi gerado por outro movimento. Seguindo a cadeia até o princípio, chega-se ao primeiro agente que gerou movimento mas não foi movido: Deus.

2ª via - Primeira causa não causada:
Todo efeito tem uma causa. Seguindo a cadeia até o princípio, chega-se à primeira causa da cadeia de causalidade do mundo: Deus, a causa não causada.

3ª via - Ser necessário:
Tudo no mundo é contingente: pode deixar de existir. Para tanto, deve haver um ser necessário, o qual não pode deixar de existir, que sustenta o mundo contingente.

4ª via - Ser perfeito:
Tudo no mundo possui diferentes graus de qualidade. Um objeto pode ser melhor do que outro objeto em algum aspecto para alguma finalidade, uma faca pode cortar melhor do que outra faca. Porém, há algo que tem o grau máximo de perfeição de ser: Deus.

5ª via - Causa final:
Tudo tem uma finalidade, que é a causa final. A finalidade última de tudo é Deus, que, através desta, ordena o mundo.
Fonte: http://filosofianoboteco.blogspot.com.br/

Um comentário:

  1. Em Deus está a causa do principio e final, Ele gerou o movimento para a casualidade do mundo contingente; cada qual com sua finalidade que é a causa final: Deus no centro de tudo isso.

    ResponderExcluir