terça-feira, 6 de novembro de 2012

EM BUSCA DO CÉU NA TERRA

DOUGLAS MENEZES.

  A vida do homem é tentar negar a morte. Desde que foi posto no mundo, ele busca a eternidade como uma forma de prolongar a existência material. E ser eterno não tem nada a ver com espiritualidade, pelo menos demonstra a prática humana através dos séculos. Não estamos dizendo nenhuma novidade, mas refletindo em algo que nos parece ser um comportamento típico dos mortais. Um amigo, professor de Biologia, afirma sempre que o ser humano é tão apegado à vida material, que tenta inventar outra. Ironia à parte, não deixa de ser uma brincadeira com um certo fundo de seriedade.

   Esse nosso amigo recorre humoradamente às ilustrações religiosas, tanto católicas como evangélicas, sempre mostrando em seus quadros ambientes edênicos, paisagens bonitas, ecologicamente corretas, paraísos terrestres simbolizando o céu. Diz o mestre. Diante de um quadro religioso com uma família reunida, pessoas de aspecto feliz: só falta aí uma caipirosca para o quadro ficar completo.

   Como é interessante observar o apego material das pessoas, mesmo aqueles que muitas vezes se apresentam como líderes religiosos. Já vimos nos para-brisas de diversos carros: foi Jesus quem me deu. Apesar do risco da financeira tomar o presente, caso ele não seja pago em tempo hábil.

   O que dizer, então, do instinto de sobrevivência, ação puramente mecânica, ao sermos ameaçados  da  eliminação física? E os projetos para o futuro, às vezes atravessando décadas? São reflexões simplórias, mas que talvez mereçam um pensar mais profundo.

   No entanto, essa visão da qual comungamos em relação ao homem não se reveste apenas numa concepção pessimista. Pelo contrário, carrega em si, a valorização da criatura enquanto ser vivente aqui na terra. Abstraindo-se, lógico, as ambições desmedidas, a vulgarização do material como filosofia de vida  e o egoísmo estabelecido em forma de opressão, de domínio.

   Para nós, cheira a hipocrisia abdicar do conforto material, do viver bem. Da tranquilidade de uma existência financeira equilibrada, desde que isso não extrapole para a ganância que desumaniza os seres.

   Se existe um céu lá no infinito (ou não), por que não tentarmos trazê-lo  para a Terra, e fazermos esse paraíso aqui mesmo, concebendo um mundo mais bem dividido, onde o fosso entre as pessoas ricas e pobres, fosse sensivelmente diminuído, e assim, quem sabe, a  angústia de só ter, se transformasse na alegria perene de também ser.

    Domingo cinzento, 30 de janeiro de 2011.

Douglas Menezes é professor da rede oficial e particular de Pernambuco. Especialista em literatura brasileira e membro da Academia Cabense de Letras.

Nenhum comentário:

Postar um comentário