quarta-feira, 31 de março de 2010

RENASCER

DOUGLAS MENEZES É bom lembrar: Páscoa é renascer. Buscar na vida uma manhã onde o sol não se ponha nunca. No amanhecer os pássaros cantam todos os dias, mas o canto parece inédito, não repetido, sempre novo. Nos versos do poeta do poeta nordestino, a manutenção da chama que é a vida,essa celebração que faz o milagre acontecer quando menos esperamos, aliviando o fardo da existência sofrida e desesperançada. Nascer de novo é nascer duas vezes ou mais. Disse o poeta: ”O entardecer é bonito; mas belo mesmo é o amanhecer, pois coisas novas podem acontecer”. Esse é o momento. Não o do paraíso consumista, da obrigação do peixe e do ovo de páscoa. Nem das solenidades coletivas dos templos repletos, muitas vezes mecânicas, superficiais até, rotineiras, para marcar uma data apenas. Mas o momento individual, reflexivo, onde você estará somente com você. Ao mesmo tempo sozinho e pensando nos outros. A busca da luz em meio às trevas. A cura da embriaguez do vinho amargo do orgulho, da soberba, da opressão, do egoísmo que embota os sentimentos bons. Renasçamos para, mesmo com os defeitos que levaremos até à morte, sejamos um pouco melhores. Na visão pós-moderna, a Páscoa tornou-se um grande feriado turístico, onde a Paixão transformou-se em algo rentável, fonte de riqueza para empresários e divertimento para pessoas em busca de lazer. Então, o espírito do nascer de novo deveria ser retomado, no sentido de entendermos bem o sacrifício DELE. É preciso um renascimento da consciência, alcançando todos os ângulos da vida, notadamente aquele que trata das injustiças, das condições existenciais degradantes de grande parte da humanidade: os desprovidos de tudo.As eternas vítimas de uma ordem desumana e hipócrita. Comamos o peixe e o chocolate, bebamos do vinho, sem, no entanto, esquecermos daqueles que nada disso possuem. *Douglas Menezes é membro da Academia Cabense de Letras.

3 comentários:

  1. Amigo boa noite e tenha um fraterno carinho de minha pessoa.
    Adorei ler tudo aqui ,viajei pelas madrugadas e encontrei muito conhecimentos.
    Tenho muito interesse em encontrar esta caminhada masonica e leio muito sobre o assunto e confesso que gostaria de saber muito mais.

    Bom eu te deixo aqui outro abraço fraterno e para teus amigos uma feliz pascoa.

    ResponderExcluir
  2. Gostei do texto, em especial da frase "Buscar na vida uma manhã onde o sol não se ponha nunca", embora muito difícil de concretizarmos, porque por vezes as trevas que nos rodeiam são mais forte enchendo o nosso horizonte de nuvens carregadas onde dificilmente vemos o sol.
    Um abraço

    ResponderExcluir
  3. Obrigado pela visita e comentário...
    Estou contente de ter mais um Blogamigo !!!

    ResponderExcluir