segunda-feira, 5 de dezembro de 2011

CANANÉIA O PRIMEIRO POVOADO DO BRASIL


Pouco se tem na História do Brasil sobre o Bacharel de Cananeia - Mestre Cosme Fernandes. Reconhecido por uns como um dos grandes precursores da colonização portuguesa no Brasil, é tido por outros como um fantasma que ainda perambula pela história de São Vicente. Foi o personagem limítrofe que manteve a estabilidade política do sul do Brasil, afastando os avanços e pretensões castelhanas sobre as terras do norte de Cananeia que, segundo interpretação dos reis Fernando e Isabel, pertenciam à Espanha, conforme o tratado de Tordesilhas.

Sem sombra de dúvida, hoje se pode afirmar que, não fosse pelo Bacharel, a colonização portuguesa não teria começado por São Vicente, talvez por Pernambuco, mas no sul provavelmente se falasse espanhol. Sua presença garantiu a Portugal, durante os primeiros trinta anos do século XVI, a posse do território descoberto. Deixou declaração de vontade própria para que sua herança fosse "... onerada com a pensão anual de uma missa para todo o sempre, pelo descanso de sua alma".

Esse livro alinha fatos históricos dispersos, comprovados e documentados, que ora nos permitem entender a envergadura do fantástico personagem que está na história de três países: Brasil, Portugal e Espanha. O leitor deve vê-lo com vistas generosas, pois não encerra a questão do Bacharel nem trás à luz novas descobertas, contudo junta fatos para balizamento de novas pesquisas. Deve ser o marco inicial de uma jornada aberta em busca da verdade, um desafio à argúcia daqueles que se apaixonaram pelas circunstâncias do nascimento da Terra dos Papagaios.

Enfim, a História de Cananeia, com o que foi e é, e o que escreveu Ídolo de Carvalho, bem poderia ter por subtítulo a afirmativa: Introdução à História do Brasil. Pois, insiste esse autor, Cananeia foi mesmo "o primeiro povoado do Brasil". E agora tem, garante-nos esse pesquisador incansável, a sua História Verdadeira. - Hernâni Donato

Nenhum comentário:

Postar um comentário