"É errado pensar que o amor vem do companheirismo de longo tempo ou do cortejo perseverante. O amor é filho da afinidade espiritual e a menos que esta afinidade seja criada em um instante, ela não será criada em anos, ou mesmo em gerações." Khalil Gibran
terça-feira, 24 de novembro de 2009
A TRANSMISSÃO DO CONHECIMENTO
O professor Bernard Charlot, emérito de Ciências da Educação da Universidade de Paris, emitiu alguns conceitos sobre a "Transmissão do Conhecimento", técnicas que poucos mestres utilizam.
• "Toda e qualquer transmissão do conhecimento deve ser feita em resposta a uma questão".
• "O professor deve sempre provocar, colocar a questão antes da transmissão do conhecimento para que o aluno grave realmente a resposta, caso contrário, vai esquecê-la rapidamente logo após recebê-la".
• "O papel do mestre, aquele encarregado de transmitir o conhecimento, não é apenas levar respostas, o papel do mestre é fazer nascerem novas perguntas, novos questionamentos e assim dar sentido ao conhecimento".
• "Se o aluno não tiver uma pergunta antes da transmissão do conhecimento, não ocorrerá transmissão do conhecimento e sim constará de uma informação que o aluno facilmente esquece logo após recebê-la".
É a razão da necessidade em defender a promoção de debates nas lojas maçônicas, sejam filosóficas ou simbólicas. O ir e vir dos pensamentos inibe o aparecimento daqueles que, calados, atrofiam os seus mecanismos de manobrar os pensamentos, e que, quando chega o momento de fazer uma peça de arquitetura, é aquela correria aos livros e Internet; isto quando não ocorrem inúmeros "copiar" e "colar".
"Conhecimento" = "comum" + "cimento"
Conhecimento é aquilo que um grupo detém de informação de forma compartilhada, unida por um cimento, que é o objetivo comum, a fraterna convivência, a cola que gruda a informação em cada mente. Cada cabeça armazena a informação de forma diferente, daí o conhecimento só obter valor quando compartilhado. Conhecimento guardado para si não é conhecimento, é egoísmo e não produz nada para si ou a coletividade. Daí a necessidade de promover debates. Ouvir um bom orador é atividade passiva, cujo conteúdo é fácil de esquecer, isto quando não acontece dos ouvintes caírem no sono após uns dez minutos. É só pela participação de todos numa discussão que ocorre a ação do cimento que gruda a informação na mente dos participantes.
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