segunda-feira, 28 de maio de 2012

MEDITANDO

Octacílio Pereira de Carvalho - "Seu Ota"

Ignoro se provenho das moneras
Dos óolitos caídos noutras eras,
Resultantes de choques siderais.

O que sei é que fui jogado ao mundo
Para ingressar no grupo mais fecundo
Da escala zoológica dos mortais.

Mas se perscruto e se vasculho a mente,
Sinto que existe um SER onipotente,
Que domina do mundo os elementos.

Uma força que faz girar planetas,
Perfumar flores, ornar borboletas,
Doar aos homens cérebros portentos.

Desse poder sublime escuto o eco,
Constantemente, a me dizer assim:
“Eu sou o teu autor, pobre boneco,
Sou teu princípio, sou o meio, o fim”.

“tudo que existe, tudo que se cria
dentro do cosmo, da biologia,
é lei eterna que obedece a mim.”
E esse brado que os tempos atravessa,
Queiram ou não queiram crentes ou ateus,
É a voz infalível que não cessa
De dizer para o homem: “SOU TEU DEUS!”

Otacílio Carvalho (um gênio do sertão!)

sexta-feira, 25 de maio de 2012

O QUE É A MAÇONARIA?

Várias respostas tem sido dadas a essa pergunta. Uma das definições muito usadas diz que "A Ordem Maçônica é uma associação de homens sábios e virtuosos, que se consideram irmãos entre si e cujo fim é viverem em perfeita igualdade, intimamente unidos por laços de recíproca estima, confiança e amizade, e estimulando-se uns aos outros na prática das virtudes". Outra bem simples diz que "É um sistema de moral, velado por alegorias e ilustrado por símbolos". A oficial diz que "A Maçonaria é uma Instituição essencialmente iniciática, filosófica, educativa, filantrópica e progressista. Proclama a prevalência do espírito sobre a matéria. Pugna pelo aperfeiçoamento moral, intelectual e social da Humanidade, por meio do cumprimento inflexível do dever, da prática desinteressada da beneficência e da investigação constante da verdade. Seus fins supremos são: a Liberdade, a Igualdade e a Fraternidade".    

A partir daí outras variantes existem para se conceituar a Maçonaria. Nicola Aslan citando Luiz Umbert Santos, autor de "El Ara de los juramentos masónicos", diz: "A Maçonaria, meus Irmãos, é estudo, estudo e estudo... . Os Maçons têm o dever de estudar para estarem em condição de investigar a Verdade e aprofundar os mistérios de nossa augusta Instituição...".      

Essa Instituição a que pertencemos, e por pertencermos a ela somos chamados de maçons, tem uma gama de possibilidade de realizar o homem dentro de um conceito teísta, que nos leva a crer num Ser superior, o GRANDE ARQUITETO DO UNIVERSO, que é Deus e que, dentro de uma visão universalista, é capaz de abrigar todos os homens livres e de bons costumes.        

Mas, a Maçonaria é única no mundo enquanto estratégia de ação?       

Sabemos que a Maçonaria enquanto princípio, filosofia e ideário é uma só; mas enquanto estratégia de ação é multifacetada.
João Nery Guimarães no prefácio da obra que traduziu de Johann Gottlieb Fichte - FILOSOFIA DA MAÇONARIA - diz que: "Para se entender a Maçonaria, através de seus escritores, é preciso inicialmente compreender que, basicamente, existem três maçonarias: a inglesa, de cunho nitidamente tradicionalista, observadora rigorosa de rituais, imutável nas suas formas consagradas pelo correr de três séculos, e que, transportada para os países de formação e língua inglesa, manteve a mesma índole praxista em sua vida íntima e o mesmo comportamento perante o mundo não maçônico; a francesa, que embora de origem britânica, cedo sofreu profundas alterações, ditadas pelas condições do meio em que se desenvolveu, adquirindo uma feição intensamente latina, e que se espalhou pelo mundo e se tornou conhecida principalmente pela sua ação política, social e religiosa, e à qual estão filiadas espiritualmente a Maçonaria brasileira, a portuguesa, a italiana, a espanhola, a romena, e as de todos os países hispano-americanos; e por último, a alemã, também de procedência inglesa, mas que sofreu a marca do espírito germânico, mais propenso às especulações metafísicas".        

Ele ainda diz que: "... A Maçonaria é uma instituição universal, com pontos comuns e idênticos em qualquer país onde viceja e daí a convicção que têm os seus adeptos de constituírem uma vasta irmandade sobre a face da Terra".   

Eis o esboço que mostra o esquema relacional no qual está constituída a Maçonaria, cuja complexidade somente pode ser vista dentro deste conceito de multiplicidade, a partir da sua conceituação e passando por sua estratégia de ação.
Eduardo Gomes de Souza - Grão-Mestre Adjunto do GOERJ.

terça-feira, 22 de maio de 2012

QUANDO ME AMEI DE VERDADE


Quando me amei de verdade pude compreender
que em qualquer circunstância, eu estava no
lugar certo, na hora certa. Então pude relaxar.

Quando me amei de verdade pude perceber que
o sofrimento emocional é sinal de que estou indo
contra a minha verdade.

Quando me amei de verdade parei de desejar
que a minha vida fosse diferente e comecei a ver
que tudo o que acontece contribui para o meu
crescimento.

Quando me amei de verdade comecei a
perceber como é ofensivo tentar forçar alguma
coisa ou alguém que ainda não está preparado
- inclusive eu mesmo.

Quando me amei de verdade comecei a me livrar
de tudo o que não fosse saudável.
Isso quer dizer: pessoas, tarefas, crenças e
qualquer coisa que me pusesse pra baixo.
Minha razão chamou isso de egoísmo. Mas hoje
eu sei que é amor-próprio.

Quando me amei de verdade deixei de temer
meu tempo livre e desisti de fazer planos.
Hoje faço o que acho certo e no meu próprio
ritmo. Como isso é bom! ...

Quando me amei de verdade desisti de querer ter
sempre razão, e com isso errei muito
menos vezes.

Quando me amei de verdade desisti de ficar
revivendo o passado e de me preocupar com o
futuro. Isso me mantém no presente, que é onde
a vida acontece.

Quando me amei de verdade percebi que a
minha mente pode me atormentar e me
decepcionar. Mas quando eu a coloco a serviço
do meu coração, ela se torna uma grande e
valiosa aliada.

Trechos do Livro:
"QUANDO ME AMEI DE VERDADE" (Kim McMillen & Alison McMillen)

A TOLERÂNCIA



As pessoas mais tolerantes são livres. Elas não têm pressa. Os movimentos de sua cabeça, mãos e pés têm a força magnética das ações cumpridas com poder. Talvez vivam rodeadas de estresse, mas se mantêm no próprio ritmo, pois não dependem de elogios. Tolerância envolve a desistência do hábito de impressionar ou de corresponder diretamente à expectativa. (Anthea Church)

sexta-feira, 18 de maio de 2012

UM HOMEM INTELIGENTE FALANDO DAS MULHERES


O desrespeito à natureza tem afetado a sobrevivência de vários seres e entre os mais ameaçados está a fêmea da espécie humana.
Tenho apenas um exemplar em casa, que mantenho com muito zelo e dedicação, mas na verdade acredito que é ela quem me mantém. Portanto, por uma questão de auto sobrevivência, lanço a campanha 'Salvem as Mulheres!'
Tomem aqui os meus poucos conhecimentos em fisiologia da feminilidade a fim de que preservemos os raros e preciosos exemplares que ainda restam:      

Habitat
Mulher não pode ser mantida em cativeiro. Se for engaiolada, fugirá ou morrerá por dentro. Não há corrente que as prenda e as que se submetem à jaula perdem o seu DNA. Você jamais terá a posse de uma mulher, o que vai prendê-la a você é uma linha frágil que precisa ser reforçada diariamente.

Alimentação correta
Ninguém vive de vento. Mulher vive de carinho. Dê-lhe em abundância. É coisa de homem, sim, e se ela não receber de você vai pegar de outro. Beijos matinais e um 'eu te amo’ no café da manhã as mantém viçosas e perfumadas durante todo o dia. Um abraço diário é como a água para as samambaias. Não a deixe desidratar. Pelo menos uma vez por mês é necessário, senão obrigatório, servir um prato especial.       

Flores
Também fazem parte de seu cardápio – mulher que não recebe flores murcha rapidamente e adquire traços masculinos como rispidez e brutalidade.

Respeite a natureza
Você não suporta TPM? Case-se com um homem. Mulheres menstruam, choram por nada, gostam de falar do próprio dia, discutir a relação? Se quiser viver com uma mulher, prepare-se para isso.  

Não tolha a sua vaidade   
 É da mulher hidratar as mechas, pintar as unhas, passar batom, gastar o dia inteiro no salão de beleza, colecionar brincos, comprar muitos sapatos, ficar horas escolhendo roupas no shopping. Entenda tudo isso e apoie.        

Cérebro feminino não é um mito   
Por insegurança, a maioria dos homens prefere não acreditar na existência do cérebro feminino. Por isso, procuram aquelas que fingem não possuí-lo (e algumas realmente o aposentaram!). Então, aguente mais essa: mulher sem cérebro não é mulher, mas um mero objeto de decoração. Se você se cansou de colecionar bibelôs, tente se relacionar com uma mulher. Algumas vão lhe mostrar que têm mais massa cinzenta do que você. Não fuja dessas, aprenda com elas e cresça. E não se preocupe, ao contrário do que ocorre com os homens, a inteligência não funciona como repelente para as mulheres.  

Não faça sombra sobre ela.
Se você quiser ser um grande homem tenha uma mulher ao seu lado, nunca atrás. Assim, quando ela brilhar, você vai pegar um bronzeado. Porém, se ela estiver atrás, você vai levar um pé-na-bunda.      

Aceite: mulheres também têm luz própria e não dependem de nós para brilhar. O homem sábio alimenta os potenciais da parceira e os utiliza para motivar os próprios. Ele sabe que, preservando e cultivando a mulher, ele estará salvando a si mesmo.  

É, meu amigo, se você acha que mulher é caro demais, vire gay.
Só tem mulher quem pode!

Luiz Fernando Veríssimo

quarta-feira, 16 de maio de 2012

AS CINCO VIAS DE SANTO TOMÁS DE AQUINO


As cinco vias são os modos de demonstração da existência de Deus formuladas por Santo Tomás de Aquino na sua maior obra: Suma Teológica.

1ª via - Primeiro Motor Imóvel:
O movimento que existe no mundo foi gerado por outro movimento. Seguindo a cadeia até o princípio, chega-se ao primeiro agente que gerou movimento mas não foi movido: Deus.

2ª via - Primeira causa não causada:
Todo efeito tem uma causa. Seguindo a cadeia até o princípio, chega-se à primeira causa da cadeia de causalidade do mundo: Deus, a causa não causada.

3ª via - Ser necessário:
Tudo no mundo é contingente: pode deixar de existir. Para tanto, deve haver um ser necessário, o qual não pode deixar de existir, que sustenta o mundo contingente.

4ª via - Ser perfeito:
Tudo no mundo possui diferentes graus de qualidade. Um objeto pode ser melhor do que outro objeto em algum aspecto para alguma finalidade, uma faca pode cortar melhor do que outra faca. Porém, há algo que tem o grau máximo de perfeição de ser: Deus.

5ª via - Causa final:
Tudo tem uma finalidade, que é a causa final. A finalidade última de tudo é Deus, que, através desta, ordena o mundo.
Fonte: http://filosofianoboteco.blogspot.com.br/

segunda-feira, 14 de maio de 2012

GIBRAN KAHLIL GIBRAN


Foi um ilustre poeta libanés, filósofo e artista. Nasceu em 1883  e morreu em 1931. 
Sua fama e sua influência   se derramaram por todo o mundo. Suas reflexões e sua poesia foram traduzidas para mais de vinte idiomas, e seus desenhos e pinturas são expostos em grandes cidades   do mundo. Dizem que em certa ocasião, uma mulher que levava uma criança nos braços, propôs a Gibran: “Mestre, falemos dos filhos”.        
E ele respondeu:
Seus filhos não são seus filhos. São os filhos e as filhas dos desejos que a vida tem de si mesma. Vêm através de vocês, mas não são de vocês e, ainda que vivam com vocês, não lhes pertencem. Podem dar-lhes seu amor, mas não seus pensamentos, pois eles têm seus próprios pensamentos. Podem abrigar seus corpos, mas não suas almas,  porque suas almas moram na casa do amanhã, que nem mesmo em sonhos lhes será permitido visitar.
Podem empenhar-se para ser como eles, mas não tentem fazer como vocês fizeram,   porque a vida não anda para trás, nem se detém no ontem.
Vocês são o arco por meio do qual seus filhos são disparados como flechas vivas. O arqueiro vê o alvo sobre o caminho do infinito e dobra o arco com toda a força, a fim de que suas flechas partam  velozes e para muito longe.
Que o fato de estarem nas mãos do arqueiro seja para suas felicidades, porque, assim como ele ama a flecha que dispara, ama também o arco que permanece firme Por isto vocês tiveram a liberdade de amar e a oportunidade de viver e fazerem suas vidas.
Deixem que seus filhos voem sós de seus ninhos quando chegar a hora e não lhes reclamem para que voltem.
Eles os  quererão  para sempre e terão também seus lares, nos quais, algum dia, ficarão sós, porém terão sido seus lares e suas vidas.
Deixem-nos livres. Amem-nos com liberdade, não apaguem o fogo de suas vidas.
Vivam e deixem viver, assim eles os quererão sempre.
GIBRAN

terça-feira, 8 de maio de 2012

COMO SE RECUPERAR DO FRACASSO


Não engane a si mesmo, pois perderá essa maravilhosa luta pela sobrevivência como ser humano contente. O ato de falhar não faz parte do mecanismo do fracasso. O segredo da vida bem sucedida está em ser superior ao fracasso e em mostrar-se à altura dos bons momentos. Esquecer os erros e não ter auto-piedade. Depois, aliviado da culpa, poderá penetrar no mundo com determinação, achando-se ótimo, formulando metas e fazendo ressaltar seus instintos de sucesso. Não negue seus erros, mas admita-os.
Examine todos os dias as opiniões negativas que o levam para baixo:       
- Acha que é ignorante? É obcecado pela sensação de que é feio?      
- Ou se destrói com a alegação de que é fraco? Sem masculinidade? Sem feminilidade? Indigno? Etc...
Pessoas são pessoas. O forte é fraco e o fraco é forte. Certas pessoas com Q.I. de baixo para médio têm um bom senso extraordinário. Certas mulheres de beleza despretensiosa são amigas devotadas - e podem parecer belas. 
        
Certas pessoas emocionalmente instáveis são extremamente brilhantes.        
Reproduza um sucesso em sua mente, veja o sucesso, sinta-lhe o cheiro, agarre-o e segure este quadro de sucesso e fixe-o na mente. Quando os pensamentos críticos contra-atacarem, afaste-os e volte com a boa autoimagem.

Todos os dias reative os instintos de sucesso até que o hábito faça parte de você. O hábito é uma forma de hipnose.     
Trabalhe com afinco para banir as opiniões negativas, para exterminar as sementes da solidão.     
Trave uma guerra e lute para vencer os conceitos negativos para viver com alegria, sorrir, cantar e para mover-se em direção a um modo de vida mais importante.
ACREDITE EM SI MESMO.
Fonte: A universidade do Sucesso, Og Mandino.

quarta-feira, 2 de maio de 2012

PRINCIPAL CAUSA DA CONFUSÃO MENTAL EM IDOSO

Arnaldo Lichtenstein, médico.
Sempre que dou aula de clínica médica a estudantes do quarto ano de Medicina, lanço a pergunta:
- Quais as causas que mais fazem o vovô ou a vovó terem confusão mental?
Alguns arriscam: - "Tumor na cabeça".
Eu digo: - "Não".
Outros apostam: - "Mal de Alzheimer".
Respondo, novamente: - "Não".
A cada negativa a turma se espanta... E fica ainda mais boquiaberta quando enumero os três Responsáveis mais comuns:
- Diabetes descontrolado;
- Infecção urinária;
- a família passou um dia inteiro no shopping, enquanto os idosos ficaram em casa.
Parece brincadeira, mas não é. Constantemente vovô e vovó, sem sentir sede, deixam de tomar líquidos.
Quando falta gente em casa para lembrá-los, desidratam-se com rapidez.
A desidratação tende a ser grave e afeta todo o organismo. Pode causar confusão mental abrupta, queda de pressão arterial, aumento dos batimentos cardíacos ("batedeira"), angina (dor no peito), coma e até morte.
Insisto: não é brincadeira.
Na melhor idade, que começa aos 60 anos, temos pouco mais de 50% de água no corpo. Isso faz parte do processo natural de envelhecimento.
Portanto, os idosos têm menores reservas hídricas.
Mas há outro complicador: mesmo desidratados, eles não sentem Vontade de tomar água, pois os seus mecanismos de equilíbrio interno não Funcionam muito bem.
Conclusão:
Idosos desidratam-se facilmente não apenas porque possuem reserva hídrica menor, mas também porque percebem menos a falta de água em seu corpo. Mesmo que o idoso seja saudável, fica prejudicado o desempenho das reações químicas e funções de todo o seu organismo.
Por isso, aqui vão dois alertas:
1 - o primeiro é para vovós e vovôs: tornem voluntário o hábito de beber líquidos. Por líquido entenda-se água, sucos, chás, água-de-coco, leite, sopa, gelatina e frutas ricas em água, como melão, melancia, abacaxi, laranja e tangerina, também funcionam. O importante é a cada duas horas, colocar algum líquido para dentro.
2 - meu segundo alerta é para os familiares: ofereçam constantemente líquidos aos idosos. Ao mesmo tempo, fiquem atentos. Ao perceberem que estão rejeitando líquidos e, de um dia para o outro, ficam confusos, irritadiços, fora do ar, atenção. É quase certo que sejam sintomas decorrentes de desidratação.
"Líquido neles e rápido para um serviço médico".
Arnaldo Lichtenstein (46), médico, é clínico-geral do Hospital das Clínicas e professor colaborador do Departamento de Clínica Médica da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo (USP).